terça-feira, 22 de julho de 2014

Missô..Missô..Missoshiru

Hummmm..sopinha quente nesse friozinho..tudo de bom né?
O Missoshiru para quem frequenta bastante restaurantes japoneses é bem conhecido, seu caldo é ralo, suave e nutritivo e ainda de quebra vem com uns tofus e cebolinha, dependendo do restaurante pode vir até com algumas algas.
Geralmente essa sopinha é servida logo no começo da refeição pois ele abre o apetite, os antigos dizem que ele possui uma energia yang que equilibra o organismo no frio, também é cultural beber somente chás ou até mesmo água quente nas refeições, acredita-se que o líquido gelado faz com que as partículas de alimentos ingeridas sejam solidificadas levando assim maior tempo para a digestão, mas num outro post falarei sobre os chás que acompanham as refeições.
O nome Missoshiru é da junção de Missô (pasta de soja fermentada) e Shiru (caldo). O Missô é uma pasta de soja fermentada dissolvida num caldo, este caldo pode ser de peixe, é acrescentado cebolinhas, tofu e algas ou de acordo com o gosto do chef.
Na pasta de soja fermentada contém sódio porém é o sódio marinho, um tipo de sal que salga menos, dando a impressão de que ficou sem sal, por isso, deve-se tomar muito cuidado no preparo com o excesso de sal.
Os isoflavonóides estão presentes na soja e por ser um alimento de soja também tem uma grande quantidade, estes que agem contra o colesterol ruim (LDL), é desintoxicante no organismo, limpa os pulmões além de auxiliar na digestão e eliminação de toxinas.
Dependendo do conteúdo a sopa pode virar um alimento rico em diversos nutrientes e por possuir baixa caloria pode ser consumido diariamente antes de começar uma refeição.

Curta o nosso Instagram também.. #postnutri

Até mais..=^.^=


Nenhum comentário:

Postar um comentário